O Range Rover é uma das principais marcas britânicas de luxo do mundo. Desde 1970, lidera pelo exemplo através da originalidade e de um design exemplar.
Nascido em tempos de mudança, criou um novo tipo de veículo, capaz de ir a qualquer lugar e de se adaptar a qualquer situação. Da passadeira vermelha ao campo, cada membro da família Range Rover continua a estabelecer novos padrões de luxo.
Charles Spencer King sabia que o mundo estava a mudar. Os automóveis a jato experimentais em que trabalhou na década de 1950 não deram a resposta, mas “Spen” viu outra nova forma de viajar.
Uma alma aventureira, cujos tios Maurice e Spencer Wilks criaram o Land Rover original, Spen King já tinha percorrido muitos percursos épicos fora de estrada.
As expedições radicais não eram para toda a gente. Spen compreendeu-o: a sua genialidade consistiu em criar algo que cada vez mais pessoas procuravam, uma combinação de capacidade fora de estrada com desempenho em estrada e design moderno.
Spen King identificou novos estilos de vida ativos que combinavam carreira, família e atividades recreativas. Revelado em 1970, o Range Rover que concebeu para estas pessoas era inigualável.
A forma, desenhada por Spen e aperfeiçoada por David Bache, trouxe o automóvel para uma nova era, não apenas para uma nova década.
Tratou-se de uma obra-prima do design industrial, tão bem recebida que foi exposta no Museu do Louvre, em Paris Nenhum outro veículo tinha sido tão honrado.
Com o seu capot em forma de concha, linha de cintura contínua e tampa da bagageira de abertura bipartida, o imponente Range Rover destacava-se. As suas capacidades também eram incontestáveis, com tração integral permanente, travões de disco e um potente motor V8.
O interior do Range Rover era igualmente moderno e orientado para o design, com a sua Posição de Condução Elevada única e um habitáculo com formas e materiais que se distanciavam da abordagem tradicional de madeira e cromados.
Inovador desde o início, o Range Rover foi concebido para ser operado com uma só mão, incluindo a tampa da bagageira e o depósito de combustível. Um detalhe típico era a existência de alavancas em ambos os lados dos bancos dianteiros, para que os condutores pudessem inclinar confortavelmente o banco do passageiro para deixar alguém entrar na parte de trás.
A moda seguiu o mundo artístico na adoção do Range Rover, começando pelo luxuoso In Vogue de 1981. Criado para uma sessão fotográfica de moda em Biarritz, tornou-se a primeira edição limitada da marca quando os leitores da revista clamaram pela pintura metálica “Vogue Blue”, o ar condicionado e o cesto de piquenique.
Seguiram-se mais duas edições In Vogue antes de o Vogue se tornar um modelo permanente. Haveria outros Range Rover limitados. O designer Lord Linley deu o seu nome a uma versão particularmente rara com um interior artesanal personalizado que ajudou a criar.
A realeza e outros líderes influentes de todo o mundo abraçaram o Range Rover desde o início, forjando relações que perduram. O Range Rover State Review híbrido, criado em 2015 para a falecida Rainha Isabel II, personifica a profunda ligação da marca com os seus clientes mais importantes.
Os líderes têm de evoluir para se manterem à frente, pelo que, naturalmente, se seguiu um Range Rover de quatro portas ao original. Os seus engenheiros voltaram então a inovar.
Foi o primeiro 4 x 4 do mundo a ser equipado com travões antibloqueio ABS. E o primeiro com controlo de tração eletrónico e suspensão pneumática automática.
Revelado em 1994, o modelo de segunda geração trouxe mais espaço e uma suspensão pneumática maximizada, assegurando a sensação de sofisticação pela qual o Range Rover é tão famoso, tanto em estrada como fora de estrada. Introduziu também um serviço “Autobiography”, que disponibiliza cores e acabamentos interiores artesanais e opções de pintura exclusivas. Este nível de luxo, até então inédito num SUV, é atualmente proporcionado pelo Serviço SV Bespoke da Range Rover.
O sistema Terrain Response exclusivo do Range Rover foi introduzido durante a terceira geração, que teve início em 2001. Reunindo décadas de experiência fora de estrada num sistema de controlo intuitivo, ter o Terrain Response é como ter um especialista em condução para o ajudar a tirar o máximo partido das capacidades inigualáveis do Range Rover.
As suas capacidades em estrada também registaram um enorme avanço. A qualidade de condução do Range Rover sempre esteve ao nível da dos automóveis tradicionais. Agora, estava ao nível da dos automóveis de luxo.
A quarta geração do Range Rover de 2012 combinou robustez e peso reduzido como nunca antes, sob a forma do primeiro SUV do mundo totalmente em alumínio. Um potente elétrico híbrido disponibilizou, pela primeira vez, uma propulsão silenciosa com zero emissões.
O Range Rover atual dá continuidade a esta linhagem, liderando pelo exemplo com uma modernidade deslumbrante e uma capacidade imbatível. Foi concebido para uma sofisticação inigualável, dos altifalantes de última geração para os apoios de cabeça com cancelamento de ruído à direção integral que permite o diâmetro de viragem mais reduzido de qualquer modelo atual.
As versões ultraexclusivas continuam a ser uma imagem de marca. O Range Rover SV Carmel Edition de 2023 foi criado para clientes selecionados dos EUA, dispondo de um exterior Satin Bronze e o habitáculo Conjunto SV Signature topo de gama de quatro lugares, com uma Mesa Retrátil elétrica e frigorífico integrado.
Este Range Rover de quinta geração é o chefe de uma família. Distintos mas reconhecidamente relacionados, cada membro apresenta o capot em forma de concha e o tejadilho flutuante que o ligam à linhagem de 1970.
Tudo começou quando o Range Rover Sport reinterpretou o original em 2005. Visceral, impactante e determinado, este SUV de luxo de alto desempenho combina conforto e sofisticação extraordinários com capacidade dinâmica num habitáculo semelhante ao de um veículo desportivo que envolve o condutor. O Range Rover Sport SV é o Range Rover mais rápido de sempre.
A Range Rover criou então outro novo tipo de veículo. O Range Rover Evoque de 2010 foi o primeiro SUV compacto de luxo do mundo. Minimalista, sofisticado e carismático, lidera por exemplo na cidade com potência elétrica híbrida plug-in para uma condução eficiente e sem esforço.
O quarto membro da família, o Range Rover Velar, de proporções magníficas, surgiu entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport em 2017. O seu design minimalista é intrigante e desejável, uma expressão pura do luxo moderno.
Com base em mais de 50 anos de evolução, a perícia artesanal do Range Rover cria a família de SUV de luxo mais icónica e cobiçada do mundo – com experiências a condizer, só para convidados. A Range Rover House organiza retiros únicos para clientes e convidados em alguns dos locais mais exclusivos do mundo, dos Alpes italianos à costa californiana.
Cada casa, meticulosamente concebida sob a direção do Professor Gerry McGovern, OBE, Diretor Criativo da JLR, incorpora a filosofia do design luxuoso, moderno e relevante do Range Rover, refletindo simultaneamente as tendências e eventos locais e culturais.
A sustentabilidade está no centro desta visão do luxo moderno por natureza. É por isso que todos os Range Rover estão disponíveis como elétricos híbridos. Uma nova era terá início quando for revelado um Range Rover 100% elétrico em 2024, com entregas aos clientes em 2025.
MAIS HISTÓRIAS DO RANGE ROVER