Algumas famílias seguem o caminho, outras trilham o seu próprio caminho. Estas são as pessoas do Land Rover Discovery.

Este é um SUV original. Ajuda-o a viver a sua vida à sua maneira.

Novo, mas imediatamente reconhecível.

Um produto do engenho britânico, o Discovery foi concebido no meio da turbulência política e económica da década de 1980. A equipa responsável apostou na criatividade.

O diretor-geral da Land Rover, Tony Gilroy, apoiou o projeto. Estava convencido de que a sua equipa seria capaz de criar um novo tipo de automóvel para famílias curiosas e ativas que queriam viajar juntas para longe.

Tinha razão. Lançado em 1989, num contexto de prosperidade crescente e de abrandamento das tensões da Guerra Fria, o Land Rover Discovery foi um sucesso imediato.

Tony e a sua equipa criaram algo que era mais do que a soma das suas partes. Era uma estrela por direito próprio, embora partilhasse componentes com o Range Rover e se inspirasse no design do Defender.

 

Os entusiastas mais dedicados poderão ter detetado o para-brisas ou as portas, ou a Posição de Condução Elevada familiar aos condutores do Range Rover, mas este não parecia um Range Rover. O primeiro Land Rover Discovery só tinha duas portas e o capot não tinha forma de concha.

 

A porta traseira de abertura lateral com a roda de reserva montada fazia lembrar o Defender, tal como as janelas alpinas no tejadilho e os tapetes de borracha. No entanto, tratava-se de algo novo.

 

O tejadilho escalonado era uma característica marcante, criando espaço para uma terceira fila de bancos. No início, os dois bancos traseiros opcionais estavam virados para o lado, constituindo um espaço excelente para conversas a sós.

 

Se alguém não quisesse os bancos adicionais, a bagageira vinha equipada com dois compartimentos de armazenamento.

Os gráficos inconfundíveis na carroçaria também ajudaram a distinguir o Land Rover Discovery, tal como a nova opção de dois tejadilhos.

 

A porta traseira tinha um vidro com uma forma única, com uma roda de reserva deslocada para a direita. O Discovery original foi concebido principalmente para os mercados de condução à direita, o que facilitava aos condutores fazer marcha-atrás enquanto olhavam por cima do ombro. A tecnologia de câmara no veículo estava ainda muito longe.

 

Com a chegada do Discovery 3, a porta traseira foi redesenhada para condução à esquerda. Ao mesmo tempo, a roda de reserva foi deslocada para debaixo da traseira, onde permanece até hoje.

 

Desde o início, o interior do Discovery distinguiu-o. O original, criado com a Conran Design, estava repleto de ideias inovadoras e pormenores criativos.

 

Lançado com a cor Sonar Blue, a cor Bahama Beige foi acrescentada mais tarde, incluía um saco de ombro montado na consola central traseira a condizer.

 

Abrindo o fecho do saco, encontrava-se o manual do proprietário, com dicas de condução fora de estrada e informações sobre manutenção e reparações a nível mundial. Desde o início, sempre se esperou que os proprietários do Discovery estivessem à altura do seu nome.

 

A essência do Discovery era o estilo de vida da sua família, sair e fazer atividades. O primeiro Discovery tornou-o ainda mais claro com toques como um forro do tejadilho com bolsas e redes de armazenamento.

No entanto, nunca se resumiu tudo ao habitáculo. Desde o início que havia um fator de mudança sob o capot.

O novo motor 200TDi com injeção direta de combustível tinha exatamente a combinação de performance e consumo que muitas famílias procuravam. No entanto, algumas optaram pelo lendário V8.

O Land Rover Discovery era resistente e prático em todas as suas formas. Provou-o ao competir na extenuante série global de aventuras fora de estrada Camel Trophy durante oito anos.

Os Discovery posteriores participaram no igualmente árduo G4 Challenge. O Discovery era um veículo para os curiosos e aqui estava a derradeira prova disso mesmo.

O Discovery II introduziu o estilo de carroçaria familiar de cinco portas em 1998. Algumas dessas famílias pretendiam um maior luxo, bem como uma capacidade excecional. Conseguiram-no com o modelo ES, com os seus bancos em couro e ar condicionado.

Também houve muitas mudanças no interior, com novas tecnologias como o Controlo de Tração e o Controlo de Descida de Declives a tornarem o Discovery ainda mais capaz fora de estrada.

O Controlo de Descida de Declives evoluiu para o Land Rover Terrain Response, introduzido no Discovery 3, em 2004. De forma única, permite ao condutor escolher entre uma gama de opções que asseguram uma capacidade fora de estrada excecional.

Com isto, o Discovery 3 deu um importante passo em frente. O mesmo aconteceu com o seu brilhante design industrial, em que a forma segue a função de uma maneira excecionalmente agradável.

 

Nesta altura, o Discovery tinha-se tornado uma escolha popular para a Família Real.

 

Adotado como o veículo de eleição em eventos equestres em todo o mundo, o Discovery foi acolhido por todos os que necessitavam de uma verdadeira capacidade de reboque. Também foi acoplado a barcos, veículos de competição e equipamento de campismo topo de gama.

 

Este era, e continua a ser, um veículo sério para diversão a sério. Para viagens espontâneas em família.

 

O excelente acondicionamento sempre tornou o Land Rover Discovery muito eficiente em termos de espaço. Na terceira geração, havia bancos voltados para a frente para sete adultos e os passageiros da última fila agora entravam e saíam pelas portas traseiras e não pela tampa da bagageira.

 

O Discovery 4 de 2009 maximizou ainda mais o luxo e a tecnologia. A introdução de um Sistema de Câmaras Surround opcional significava que fazer marcha-atrás a olhar por cima do ombro poderia ser algo do passado.

 

No fundo, o Land Rover Discovery continuava a ser um veículo para sair e fazer atividades. Era natural celebrar a produção do milionésimo exemplar conduzindo de Birmingham a Pequim, em 2012.

Dois anos depois, foi introduzido o Land Rover Discovery Sport. O expoente máximo dos veículos de exploração em família tinha-se tornado ele próprio uma família.

O Discovery Sport disponibiliza sete lugares num espaço não maior do que os SUV premium de cinco lugares existentes e, como parte de uma visão rica em sustentabilidade do luxo moderno por natureza, está disponível como um elétrico híbrido.

O Discovery de quinta geração de 2016 introduziu a nova linguagem de design do Discovery Sport no modelo de sete lugares.

Atualmente, a família Land Rover Discovery combina uma evolução excecional em termos de design com um interior versátil e inteligente que incorpora o espírito de aventura em família que a caracteriza há mais de 30 anos.

Há conforto e conectividade para todos, com um design e tecnologia centrados no ser humano sem compromissos, tal como o seu espaço e funcionalidade.

O Discovery é um dos SUV de luxo de sete lugares mais versáteis e capazes do mundo.

Original desde 1989, representará sempre a alegria das viagens e do convívio.

CRIADO PARA AS FAMÍLIAS

Criado com cuidado e a pensar na família, o Discovery é o expoente máximo dos SUV familiares.

CRIADO PARA AS FAMÍLIAS

Criado com cuidado e a pensar na família, o Discovery é o expoente máximo dos SUV familiares.

EXPLORE O DISCOVERY

Closeup of rear view Discovery on sea side

DISCOVERY

Sofisticação com sete lugares.

Discovery Sport outside of glass house

DISCOVERY SPORT

Para a sua próxima aventura.