A experiência de Ceri Bateman colocou-a numa posição-chave no novo projeto Defender. A Engenheira Principal de Design Digital de Superfícies foi a ponte entre os designers e os engenheiros, estabelecendo a ligação entre o design inconfundível do lendário 4x4 renascido e a performance e a resistência sob o capot.

Alimentada por uma paixão por automóveis que vem dos tempos de infância em que assistia a corridas de automóveis com o seu pai, Ceri teve orgulho em trabalhar num dos veículos novos mais esperados dos últimos anos. O seu impacto no Defender é bem visível nos faróis de alta tecnologia, com um design elegante.

Como engenheira de superfícies exteriores, Ceri pode trabalhar em tudo o que um cliente vê ou toca no seu veículo. No caso dos faróis do Defender, isto significou a lente exterior da iluminação principal, as lâminas dos piscas, o friso e a tampa do sistema de lavagem. 

“Tem de funcionar com toda a engenharia que lhe está subjacente. E cada peça tem tolerâncias. Todas têm materiais diferentes e existem folgas diferentes entre as mesmas.

É preciso conhecer a função de cada peça e trabalhar com os fornecedores para garantir que tudo se alinha, porque se uma secção não estiver correta, não vai encaixar e não vai funcionar.”

O Defender testou as capacidades criativas de Ceri e da sua equipa em termos de resolução de problemas, consciência espacial 3D, comunicação e atenção aos detalhes. Conseguiram fazer com que cada componente encaixasse e funcionasse como deveria, ao mesmo tempo que tinha o visual pretendido pelos designers.

“Tentamos sempre concentrar-nos em proteger o design pretendido e mantermo-nos o mais próximo possível deste.”

Os críticos e os clientes estão de acordo: o Defender tem sido um enorme sucesso desde o seu lançamento em 2019. A atração é clara para Ceri, que por vezes conduz um Defender em visitas a universidades para encorajar a próxima geração de criativos do setor automóvel.

“É um veículo divertido. É sofisticado, mas divertido. Podemos fazer deste veículo o que quisermos e associar-lhe qualquer função que desejarmos. Este veículo é capaz de tudo.”

Defender Octa Side View
Defender Side Headlights

Ceri entrou para a JLR após estudar design automóvel.

 

“Quando estava na universidade, acho que fui ingénua ao pensar que haveria uma proporção quase igual entre mulheres e homens. Éramos apenas três num grupo de 120 pessoas.”

 

Agora, a situação está a mudar. Ceri desempenha o seu papel como membro do grupo Women in Creative da JLR, que visa apoiar e reconhecer as colegas nos seus próprios termos.

 

“Queremos que a JLR seja diversificada pelas razões certas. Já passei por situações em que me chamaram mulher simbólica e não quero ser uma mulher simbólica. Quero estar lá pelo meu trabalho, não por ser mulher.”

MAIS HISTÓRIAS DO DEFENDER

supporting confident women

MULHERES A BRAÇOS COM O IMPOSSÍVEL

Celebre as mulheres destemidas que abraçam o impossível com o Defender. 

Profile Photo of Emma Kowalczuk

HARMONIA NA ENGENHARIA

Como Diretora do Departamento de Eletromagnetismo, Emma dirige uma equipa de engenheiros especializados que utilizam simulações informáticas para garantir que a tecnologia sem fios funciona em harmonia. 

Profile photo of Deniz Yetkin

TODOS OS DETALHES SÃO IMPORTANTES

Como Diretora da Cadeia de Processos para Programas de Veículos, Deniz trabalha no Defender em todas as etapas para garantir que o veículo é inovador e cumpre os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade. 

EXPLORE O DEFENDER

Parked car in the desert

DEFENDER 130

O melhor espaço do seu segmento para até oito passageiros com uma terceira fila de bancos.

Side view of the parked car in the greenary

DEFENDER 110

Espaço maximizado com sete lugares e a opção de uma terceira fila.

Side view of the parked car

DEFENDER 90

Escolha entre cinco ou seis lugares.

Side view of the defender

DEFENDER HARDTOP

Disponível com cinco, seis ou sete lugares em dois designs de carroçaria.